segunda-feira, 27 de maio de 2013



A SECA ESTÁ CHEGANDO

Nosso herói, o Guardião Lobo Guará, está muito preocupado. Sabe por quê? A seca está chegando.
Você sabia? O período que vai de maio a setembro é o período de seca aqui em Brasília, a radiação solar é bastante intensa, e os índices pluviométricos, ou seja, de chuvas, reduzem bastante, podendo chegar a zero. O clima fica árido e bastante seco; a vegetação fica ressequida e suscetível as queimadas e quando essas, ocorrem, queimam grandes extensões.
Ventos fortes e constantes, principalmente no mês de agosto, intensificam essas queimadas e costumam levantar poeiras e cinzas a grandes alturas, através de redemoinhos visíveis a longas distâncias.
E quem acha que o problema fica apenas no cerrado está enganado. Quanto mais o cerrado pega fogo mais as cidades sofrem com o calor, a fumaça, a poeira e a fuligem das cinzas da pobre vegetação queimada pela inconsciência dos homens.
Os homens acham que sofrem com rinites e alergias causadas pela seca, mas nada se compara ao meu amigo tamanduá bandeira tentando fugir das chamas de incêndios criminosos. Ele é lento e logo o fogo o alcança e o transforma em uma bola de fogo que não dura muito tempo, se apaga, mas a agonia fica até a morte, lenta e agonizante de um dos maiores animais do cerrado.
Vamos prevenir das queimadas! Eu estou fazendo minha parte formando guardiões ambientais para fiscalizar e ajudar na proteção do cerrado
Vamos salvar o nosso futuro, onde vamos morar?

Nenhum comentário :

Postar um comentário