segunda-feira, 13 de junho de 2016

Celebrando o meio ambiente



O evento "Celebrando o Meio Ambiente" foi realizado pelo Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Militar do Distrito Federal no dia 04 de junho de 2016 no Parque Ecológico de Águas Claras.
O evento faz parte das comemorações do dia Internacional do Meio Ambiente. Contou com a participação do Grupo de Escoteiros Ave Branca e do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Após uma pequena palestra dada pelo sgt João Antônio, comunidade pôde assistir o Teatro Lobo Guará que demonstrou de forma lúdica e bem humorada como evitar que o mosquito da dengue se criasse e multiplicasse. A ajuda veio através do super herói do meio ambiente, o Lobo Guará, que expulsou os mosquitos da dengue.

 

Após assistirem o teatro, os escoteiros foram divididos em 5 grupos para passarem pelas nas seguintes bases:



1-        Qual o meu tempo na natureza?

Os policiais explicaram qual o tempo que vários produtos demoram para se decompor na natureza e o que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo. Colocando os 5 R’s em prática, diminuímos nossa Pegada Ecológica e dessa forma reduzimos o nosso impacto no meio ambiente. Com a mudança de pequenas atitudes, cada pessoa pode ajudar na preservação da natureza. Havia a exposição de alguns produtos feitos reutilizando materiais, como tamanduá-bandeira, o ho’oponopono de papelão e um assento de pneus. Cada participante também escrevia e pendurava na árvore qual sua atitude para diminuir sua Pegada Ecológica.

 





2-        Cerrado, um registro de vida
Para demonstrar a riqueza da biodiversidade do Cerrado, foi escolhido o Ipê Amarelo para que cada participante deixasse sua digital na árvore. A obra visava demonstrar a riqueza da biodiversidade do Cerrado através do Ipê Amarelo, atualmente catalogadas em 08 espécies de Ipês Amarelos.
O Cerrado é a Savana mais rica do mundo em biodiversidade. É um HOTSPOTS mundial da biodiversidade, por estar muito ameaçado e possuir diversas espécies endêmicas.
Havia a exposição de alguns itens do Cerrado como a Lobeira, o Baru, sementes de Ipê Roxo e o Capim Dourado.

 


3-        História do Lobo Guará
Os escoteiros puderam assistir ao curta “ Lobo Guará, o Guardião do Cerrado”, filme produzido pelo cineasta e policial militar Fáuston Silva e atuado pelos próprios integrantes do Programa Lobo Guará.

 






4-        Trilha Sensorial

Com os olhos vendados e utilizando uma corda como guia, os escoteiros participaram da trilha sensorial. Através do tato, da audição e do olfato puderam sentir de outra forma o meio ambiente ao seu redor.

 


5-        Museu Ambiental do BPMA
  
 

O Evento Celebrando o Meio Ambiente foi idealizado e posto em prática pelos integrantes do Lobo Guará. Nossa missão é divulgar e demonstrar a importância que cada um de nós temos na preservação do meio ambiente.

Mude sua atitude e faça parte da Liga Ambiental do Programa Lobo Guará!!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário