segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Escola Classe Lobeiral no Parque Nacional de Brasília

Turma Buriti se encanta com o parque


Os futuros Guardiões Ambientais tiveram um dia inesquecível no Parque Nacional de Brasília. A saída de campo integra um dos encontros do Curso de Guardiões Ambientais do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Militar do Distrito Federal. A escola está situada na área rural de Sobradinho, em uma região onde é possível ver a Chapada da Contagem.
Pose para a foto oficial com a participação de visitantes ilustres vindo do Maranhão, Estado brasileiro riquissímo em termos de biodiversidade por ter em seu território os biomas da Amazônia, Cerrado e Caatinga.


Palestra com o biológo Henrique no Núcleo de Educação Ambiental e visita à exposição permanente sobre a fauna e flora do parque. Admiração dos Guardiões com a quantidade de espécies animais existentes.


Trilha sensorial organizada pela Cb Katilene pronta para todos os participantes da escola passarem por ela. Um misto de emoção, medo e empolgação tanto dos professores quantos dos estudantes antes de entrar no Labirinto e conhecer o maior predador da natureza.



Inicio da caminhada sob o sol forte e céu azul, uma parada silenciosa no riacho para colocar as mãos nas águas geladas e sentir as pedrinhas e o cheiro de mato.

Nas Duchas do parque, vários estudantes resolveram se refrescar totalmente. Momento de puro entretenimento.

Após o alívio do calor nas Duchas, a caminhada continuou rumo à Ilha da Meditação. Os estudantes contemplaram as belezas naturais do lugar e presenciaram uma cobra d’água na Lagoa da Anta. A cobra pode atingir até 65 cm de comprimento e não é venenosa.



“A natureza é o único livro que oferece
um conteúdo valiosoem todas as suas folhas.”
Johann Goethe





Após o almoço, no período da tarde, a caminhada foi em direção à Trilha da Capivara, onde os estudantes viram o pássaro bico-de-brasa, o macaco mico-estrela e uma bela borboleta azul, além das nascentes.
"Diga-me e eu esquecerei.
Ensina-me e eu me lembro
Envolva-me e eu aprendo."
Benjamin Franklin
Na piscina Pedreira, os estudantes conheceram suas nascentes brotando perante seus olhos e, em seguida, foram se refrescar em suas águas geladas e minerais.
Gratidão à todos da Escola Classe Lobeiral por não medir esforços para que ocorresse a saída de campo. O esforço foi recompensado com as carinhas de felicidade de cada estudante, onde alguns disseram: “foi o melhor dia da minha vida”. Esse feedback nos renova a energia para continuar trilhando esse caminho da educação.

   



Nenhum comentário :

Postar um comentário